Enzimas Digestivas As Pequenas Heroínas da Digestão
As enzimas digestivas são proteínas especializadas que transformam os alimentos em partículas menores que nosso corpo consegue utilizar. Elas são como operárias incansáveis que quebram moléculas grandes e complexas (como carboidratos e gorduras) em compostos simples.
Existem quatro grupos principais de enzimas digestivas, cada um com uma missão específica. As peptidases (como a pepsina e a tripsina) quebram proteínas. As amilases (como a ptialina) decompõem carboidratos. As lipases trabalham com as gorduras, transformando-as em ácidos graxos. Já as nucleases são responsáveis por quebrar os ácidos nucleicos.
Essas enzimas estão distribuídas por todo nosso sistema digestório. Algumas trabalham já na boca, enquanto outras atuam no estômago, pâncreas ou nos intestinos. Cada região do sistema digestório tem suas enzimas específicas, adaptadas para funcionar nas condições daquele ambiente.
Você sabia? A amilase da saliva (ptialina) começa a agir assim que você mastiga um pedaço de pão, iniciando a digestão dos carboidratos ainda na sua boca! É por isso que, às vezes, o alimento parece ficar mais doce quando mastigamos bastante.