Métodos Contraceptivos
Existem muitas opções para evitar uma gravidez indesejada! Os métodos de barreira impedem o contato direto entre órgãos sexuais. A camisinha é super eficaz e tem o bônus de prevenir contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já o diafragma é como um capuz de borracha colocado no útero para bloquear a passagem dos espermatozoides.
O DIU de cobre é um dispositivo inserido no útero que funciona como espermicida, destruindo os espermatozoides. Ele também impede que um eventual embrião se fixe no útero. Existem também os anticoncepcionais hormonais que agem impedindo a ovulação. Esses incluem pílulas (comuns e do dia seguinte), implantes subcutâneos, injeções, adesivos de pele, anéis vaginais e até DIU hormonal.
Para quem prefere métodos sem hormônios, existe a abstinência periódica, que significa evitar relações sexuais durante o período fértil. Porém, atenção: esse método tem baixa eficácia e exige ciclo menstrual regular. Já os métodos cirúrgicos incluem a laqueadura (amarração das tubas uterinas, que mantém a menstruação normal) e a vasectomia (corte dos canais deferentes do pênis, fazendo com que o esperma não contenha espermatozoides).
Você sabia? A vasectomia não afeta em nada o comportamento sexual ou o prazer do homem! O esperma continua sendo produzido normalmente, apenas não contém espermatozoides.