Fontes de Energia Não Renováveis
O petróleo é formado pela decomposição de sedimentos orgânicos ao longo de milhões de anos. Ele representa uma grande parte da energia mundial e suas reservas mais ricas estão no Oriente Médio. Pode ser leve (mais fácil de refinar) ou pesado (refino mais complicado e caro).
O carvão mineral vem da decomposição incompleta de restos orgânicos da Era Paleozoica. Tem forte poder de geração de calor, mas libera muitos gases poluentes. É usado principalmente na siderurgia (fabricação de aço) e em usinas termelétricas.
Você sabia? A energia nuclear não emite gases de efeito estufa durante sua operação, mas os acidentes nucleares podem contaminar o ambiente por décadas ou até séculos!
A energia nuclear funciona dividindo átomos (fissão) em um reator para aquecer água e gerar vapor que move turbinas. Utiliza elementos radioativos como o urânio e, apesar de não precisar de grandes espaços, pode causar graves problemas ambientais em caso de acidentes.
O gás natural é um combustível fóssil de origem orgânica com grande produção nos EUA. Ele é responsável por aproximadamente 20% da eletricidade mundial. Já o xisto betuminoso é uma rocha sedimentar rica em matéria orgânica que pode substituir o petróleo, mas sua extração é muito cara.