Fase Final da Digestão e Glândulas Anexas
O intestino grosso mede aproximadamente 1,5 metros e tem como principais funções absorver água e sais minerais, além de formar o bolo fecal. A microbiota intestinal que vive ali produz vitaminas importantes como K e B12. O material segue para o reto, que armazena temporariamente as fezes até sua eliminação pelo ânus.
As glândulas salivares (parótidas, sublinguais e submandibulares) produzem a saliva com amilase salivar (ptialina), que inicia a digestão de amido. O pâncreas produz enzimas digestivas e bicarbonato, liberados no duodeno, além dos hormônios insulina e glucagon, que regulam a glicose no sangue.
O fígado é uma glândula multifuncional que armazena glicogênio, sintetiza ureia, degrada hemácias envelhecidas e produz a bile (armazenada na vesícula biliar). Os hormônios digestivos como a gastrina, secretina e colecistocinina coordenam as diversas fases da digestão, estimulando a liberação de enzimas e secreções.
Atenção! O fígado é o maior órgão interno do corpo humano e pode regenerar-se mesmo depois de perder até 75% de seu tecido - uma característica única e essencial para nossa sobrevivência!