Os Pais da Sociologia Métodos e Conceitos
Émile Durkheim criou o método comparativo funcionalista, que entende que os fenômenos sociais são regidos por leis independentes da vontade individual. Para ele, o objeto de estudo da sociologia são os fatos sociais - é a sociedade que determina o indivíduo através de normas sociais, e não o contrário.
Karl Marx desenvolveu o materialismo histórico dialético. Ele acreditava que a evolução da sociedade viria através da transformação da propriedade privada dos meios de produção em propriedade coletiva, criando uma sociedade sem classes. Para Marx, a classe social (posição que um grupo ocupa no processo produtivo) é central no entendimento da sociedade, que ele via como um conjunto de relações de trabalho entre proprietários e trabalhadores.
Max Weber propôs o método compreensivo, entendendo a sociedade como resultado da ação social - toda ação praticada por indivíduos que atribui sentido a ela. Weber classificou quatro tipos de ação social tradicional (passada de geração em geração); afetiva (baseada em emoções); racional orientada por valores (motivada por crenças); e racional orientada a fins (baseada no cálculo de prós e contras).
Você sabia? Enquanto Durkheim acreditava na harmonia social através da solidariedade, Marx via o conflito entre classes como motor da história. Já Weber focava na compreensão dos significados que atribuímos às nossas ações.
Para Durkheim, a sociedade funciona através da solidariedade social, que pode ser mecânica (baseada na semelhança entre indivíduos, típica de sociedades primitivas) ou orgânica (baseada na interdependência entre indivíduos, característica de sociedades avançadas). A falta de solidariedade social levaria à anomia - um estado de desordem social.