O Ciclo da Água
A água é o composto inorgânico mais abundante nos seres vivos e pode ser encontrada em três estados físicos na natureza. Ela está presente nos oceanos, rios, geleiras e até mesmo no ar que respiramos!
O ciclo da água acontece de duas formas. No ciclo curto, a água evapora de oceanos e rios, forma nuvens na atmosfera, condensa e retorna à Terra como chuva. Esta precipitação forma lençóis freáticos no subsolo e rios que levam a água de volta aos mares.
Já no ciclo longo, os seres vivos participam ativamente. As plantas absorvem água pelas raízes para realizar fotossíntese e transportar nutrientes, eliminando-a depois por transpiração ou gutação. Os animais ingerem água pura ou nos alimentos e a eliminam pela urina, fezes, transpiração e respiração.
💧 Curiosidade: Sabia que mesmo quando não está chovendo, as plantas liberam água para a atmosfera? Esse processo, chamado transpiração, é responsável por uma parte significativa da umidade do ar em regiões com muita vegetação.
O Ciclo do Carbono
O carbono é elemento essencial para a vida, presente em proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos. Ele circula constantemente entre seres vivos e ambiente através de processos naturais.
Os produtores (plantas, algas e cianobactérias) absorvem CO₂ da atmosfera durante a fotossíntese, transformando-o em compostos orgânicos. Quando consumidores se alimentam desses produtores, incorporam o carbono em seus corpos. Através da respiração, tanto plantas quanto animais devolvem CO₂ para a atmosfera.
O carbono pode ser encontrado como dióxido de carbono (CO₂), monóxido de carbono (CO) ou metano (CH₄). Ele também está armazenado em combustíveis fósseis, que quando queimados pelas indústrias, liberam mais CO₂ para a atmosfera.