Outros Tipos de Sujeito
Nem sempre conseguimos (ou queremos) identificar quem faz a ação! Quando isso acontece, temos o sujeito indeterminado. Ele aparece quando usamos verbos na 3ª pessoa do plural sem dizer quem, como em "Falaram sobre você ontem na reunião".
Outro jeito de indicar sujeito indeterminado é usando o "se" junto ao verbo, como em "Disse-se que haverá mudanças na empresa". Percebeu como não dá para saber exatamente quem falou?
Existe ainda o sujeito inexistente, que ocorre nas orações sem sujeito. Isso acontece com verbos impessoais como os que indicam fenômenos da natureza: "Nevou muito na serra". Não tem ninguém "nevando", né?
Também não há sujeito nas frases com o verbo "haver" no sentido de existir: "Há muitas pessoas na fila". O mesmo acontece com o verbo "fazer" indicando tempo: "Faz cinco anos que nos conhecemos".
Atenção! Não confunda sujeito oculto com sujeito indeterminado. No oculto, sabemos quem é (está implícito), já no indeterminado, não sabemos ou não queremos revelar.
Dominar esses conceitos vai te ajudar a construir frases mais claras e evitar erros de concordância. Na próxima redação, você já vai conseguir identificar todos os tipos de sujeito!