Orações Subordinadas Adjetivas: Conceito e Tipos
Você já percebeu como algumas frases parecem explicar melhor quem ou o que estamos mencionando? As orações subordinadas adjetivas fazem exatamente isso! Elas caracterizam substantivos da oração principal, sendo sempre introduzidas por pronomes relativos como que, quem, cujo ou onde.
Estas orações dependem totalmente da oração principal para fazer sentido e funcionam como adjetivos na frase. Existem dois tipos principais que você precisa conhecer:
As adjetivas restritivas limitam ou especificam o substantivo, indicando exatamente sobre o que estamos falando. Por exemplo: "A pessoa que está falando é meu amigo" - aqui estamos especificando qual pessoa. Importante: elas NÃO são separadas por vírgulas!
Já as adjetivas explicativas apenas acrescentam informações extras, sem restringir o significado. Como em: "O aluno, que sempre estuda, passou na prova". Neste caso, estamos apenas dando uma informação adicional sobre o aluno. Elas são sempre separadas por vírgulas!
Dica: Para identificar se uma oração adjetiva é restritiva ou explicativa, pergunte a si mesmo: "Esta informação é essencial para identificar o que estou falando?" Se sim, é restritiva (sem vírgulas). Se é apenas um detalhe extra, é explicativa (com vírgulas).