Gêneros Textuais
Os gêneros textuais são as diversas formas de texto que usamos no dia a dia para comunicar nossas ideias. Cada gênero tem uma função específica e é construído com estrutura e linguagem próprias para atingir seus objetivos comunicativos.
Existem inúmeros gêneros textuais, mas apenas cinco tipos textuais básicos: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo. É importante entender que os gêneros se apoiam nesses tipos para sua construção.
Os gêneros narrativos contam histórias com personagens, tempo e espaço definidos. Sua estrutura típica inclui apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Exemplos incluem romances, contos, crônicas, fábulas e biografias.
Dica! Para identificar um texto narrativo, observe se ele conta uma história com começo, meio e fim, apresentando personagens que realizam ações.
Os gêneros descritivos focam em retratar pessoas, objetos ou lugares. São repletos de adjetivos e exploram percepções sensoriais para criar imagens mentais no leitor.
Os textos argumentativos defendem um ponto de vista e buscam persuadir o leitor. Sua estrutura inclui tese (apresentação), antítese (desenvolvimento) e nova tese (conclusão). Exemplos comuns são artigos de opinião, editoriais e resenhas.
Já os gêneros expositivos apresentam informações sobre determinado assunto de forma clara e objetiva. Seminários, enciclopédias e trabalhos acadêmicos são alguns exemplos.
Por fim, os textos injuntivos (ou instrucionais) têm como objetivo orientar o leitor a realizar alguma ação, transmitindo ordens ou instruções de forma direta.