Concordância Nominal
A concordância nominal ocorre quando adjetivos, pronomes, artigos e numerais concordam com o substantivo em gênero masculino/feminino e número singular/plural. Por exemplo: "A menina feliz" (singular) ou "As meninas felizes" (plural).
Quando temos mais de um substantivo, o adjetivo pode concordar apenas com o mais próximo ou ir para o plural incluindo todos. Por exemplo, podemos dizer "Caderno e livro rasgado" (concordando só com "livro") ou "Caderno e livro rasgados" (concordando com ambos).
Se o adjetivo vem antes dos substantivos, ele sempre concorda com o substantivo mais próximo: "Compramos bela roupa e sapatos caros". Neste caso, "bela" concorda apenas com "roupa".
Um caso especial acontece com os pronomes de tratamento como "Vossa Excelência". Mesmo se nos referimos a uma mulher, o adjetivo fica no masculino: "Vossa Excelência está atento".
🔍 Atenção! Quando aprender essas regras, você verá que muitas pessoas cometem erros de concordância no dia a dia. Você conseguirá identificar esses erros e melhorar sua própria escrita!