Concordância Nominal
A concordância nominal exige que os determinantes (artigos, pronomes, numerais e adjetivos) concordem com os substantivos em gênero e número. Por exemplo, em "Aquelas duas professoras conversam distraídas", todos os elementos concordam no feminino plural.
Quando um adjetivo se refere a dois ou mais substantivos, temos duas possibilidades: concordância com o termo mais próximo ("Tenho alunos e alunas dedicadas") ou concordância total no masculino plural ("Tenho alunos e alunas dedicados"). Se o adjetivo vier antes dos substantivos, só é possível a concordância com o termo mais próximo: "Consumi bons vinhos, comidas e filmes".
Expressões como "é proibido", "é necessário" ser+particıˊpio são invariáveis por padrão: "É proibido entrada de animais". Porém, se houver artigo, o adjetivo concordará com ele: "É proibida a entrada de animais".
Dica prática: Para identificar se uma palavra deve variar, verifique se ela funciona como advérbio invariaˊvel−"Pagueicaropelamoto" ou como adjetivo variaˊvel−"Compreiaquelamotocara".
Com adjetivos compostos, geralmente apenas o segundo elemento se flexiona: "Reuniões afro-brasileiras". Nas cores compostas, só "claro" e "escuro" flexionam: "Blusas verde-claras". Quando a cor funciona como substantivo, ela fica invariável: "Saias laranja", "Camisas vinho".