Classes Gramaticais
Você já parou para pensar por que as palavras se comportam de maneiras diferentes nas frases? As classes gramaticais classificam as palavras em grupos de acordo com suas funções na língua portuguesa.
Existem dois grandes grupos: palavras variáveis e palavras invariáveis. As variáveis mudam conforme o gênero, número, grau ou tempo como"menino/menina","livro/livros","cantar/canto". Este grupo inclui substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais.
As palavras invariáveis mantêm sempre a mesma forma, independente do contexto. São elas: preposições, conjunções, interjeições e advérbios. Exemplos incluem "aqui", "ali", "com", "ah!" e "oh!".
Dica rápida: Uma maneira fácil de lembrar: palavras variáveis "se transformam" para se adaptar à frase, enquanto as invariáveis são "teimosas" e nunca mudam!
Os substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, fenômenos ou qualidades. Em frases como "As crianças brincaram no parquinho" e "O cachorro correu no parque", as palavras "crianças" e "cachorro" são substantivos - eles indicam sobre quem ou o que estamos falando.
Os verbos expressam ações, estados ou processos. Eles mostram o que alguém ou algo faz, como em "A criança brinca no parquinho". Neste caso, "brinca" é a forma conjugada do verbo "brincar" no tempo presente, indicando a ação realizada.