Teorema de Pitágoras
Você já notou que os triângulos aparecem em todos os lugares? O mais especial deles é o triângulo retângulo, que tem um ângulo de 90° (reto). O Teorema de Pitágoras nos diz que o quadrado da hipotenusa (o lado maior, oposto ao ângulo reto) é igual à soma dos quadrados dos catetos (os outros dois lados).
A fórmula é super simples: c² = a² + b², onde c é a hipotenusa e a e b são os catetos. É como uma receita mágica da matemática que sempre funciona! Vamos ver um exemplo? Se um triângulo tem catetos de 3 cm e 4 cm, então sua hipotenusa seria: c² = 3² + 4² = 9 + 16 = 25, ou seja, c = 5 cm.
Dica legal: Quando vir um triângulo com ângulo reto, já sabe né? Use Pitágoras! Esse teorema é como um super-poder matemático que pessoas usam em construção civil, navegação, jogos eletrônicos e até na astronomia.
Você pode usar essa fórmula para descobrir qualquer lado do triângulo retângulo quando conhece os outros dois. É como ser um detetive da matemática, resolvendo mistérios geométricos com uma única equação!