Polinômios e sua Classificação
Um polinômio é uma expressão que combina constantes (coeficientes) e variáveis com potências inteiras não negativas. Por exemplo, 2x3+3x2−5x+7 é um polinômio onde 2, 3, -5 e 7 são os coeficientes.
Os polinômios são classificados pelo seu grau, que é determinado pela maior potência da variável. Temos polinômios de grau 0 (constantes), grau 1 (lineares), grau 2 (quadráticos), grau 3 (cúbicos) e assim por diante.
Quanto ao número de termos, podemos ter monômios (um termo), binômios (dois termos) ou trinômios (três termos). Um exemplo de monômio é 4x, de binômio é x2+3x e de trinômio é x2+3x+2.
💡 Dica útil: Para identificar rapidamente o grau de um polinômio, basta olhar para o termo com a maior potência. Por exemplo, em 4x3−2x2+x−8, o termo 4x3 tem a maior potência, então o polinômio é de grau 3.
As operações básicas com polinômios incluem a adição e subtração, que são feitas combinando termos semelhantes. Por exemplo, (2x2+3x+5)+(x2−4x+2)=3x2−x+7. Na multiplicação, cada termo do primeiro polinômio deve ser multiplicado por cada termo do segundo.