Funções Potência e Suas Propriedades
As funções potência têm a forma f(x) = x^n, onde n é um número inteiro. Quando n = 3, por exemplo, temos uma função cúbica que você já deve ter encontrado em problemas de volume.
Quando o expoente n é positivo, todas essas funções passam pela origem (0,0). As funções com expoentes pares (x², x⁴, etc.) são funções pares - isso significa que são simétricas em relação ao eixo y e sempre retornam valores não-negativos. Já as funções com expoentes ímpares (x³, x⁵, etc.) são funções ímpares - simétricas em relação à origem, com valores opostos para x e -x.
As funções com expoente negativo são bem diferentes! Elas não estão definidas em x = 0 pensenoqueacontecequandotentamoscalcular1/0 e formam gráficos chamados hipérboles. Quando x se aproxima de zero, os valores da função "explodem" para infinito, e quando |x| cresce muito, a função se aproxima de zero.
💡 Dica útil: As funções potência com expoente negativo possuem assíntotas - linhas que o gráfico se aproxima infinitamente sem nunca tocar. No caso dessas funções, os eixos x e y são as assíntotas, o que explica por que o gráfico nunca toca esses eixos, apenas se aproxima deles.