Entendendo Frações
Uma fração é composta por duas partes: o numerador (número de cima) e o denominador (número de baixo). Quando o numerador é menor que o denominador, temos uma fração própria. Já quando o numerador é maior, temos uma fração imprópria.
Frações equivalentes representam a mesma quantidade, mesmo tendo números diferentes. Por exemplo, várias frações podem representar a metade de um todo, como 1/2, 2/4, 3/6, etc.
Para comparar frações, precisamos primeiro deixá-las com o mesmo denominador. Isso é feito encontrando o MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores. Por exemplo, para comparar 4/5 e 28/35, transformamos ambas para ter o mesmo denominador e então comparamos os numeradores.
Dica prática: Para somar ou subtrair frações com denominadores diferentes, encontre o MMC dos denominadores, converta as frações para terem o mesmo denominador e depois opere normalmente com os numeradores. Isso vai facilitar muito sua vida!
Também podemos trabalhar com números mistos, que combinam um número inteiro com uma fração. Por exemplo, 3½ pode ser escrito como 3 + 1/2 ou como a fração imprópria 7/2.