Lenin e a Construção do Estado Soviético
Em 1917, a Rússia enfrentava uma crise sem precedentes. A participação desastrosa na Primeira Guerra Mundial, combinada com fome generalizada e inflação galopante, criou o cenário perfeito para uma revolução. Após a Revolução de Fevereiro derrubar o czar, o governo provisório que assumiu mostrou-se incapaz de resolver os problemas urgentes do país.
Foi nesse contexto que Vladimir Lenin, líder do Partido Bolchevique, retornou do exílio com suas famosas "Teses de Abril". Ele defendia ideias revolucionárias como "todo poder aos sovietes" (conselhos de trabalhadores e soldados), paz imediata e distribuição de terras aos camponeses. Em outubro, os bolcheviques tomaram o poder através de um golpe de estado, iniciando a era soviética.
O novo governo enfrentou desafios enormes. Lenin retirou a Rússia da guerra através do Tratado de Brest-Litovsk e implementou a Nova Política Econômica (NEP) para recuperar a economia devastada. A Guerra Civil (1918-1922) foi um teste brutal para o regime, que acabou consolidando seu poder apesar da forte resistência interna e externa.
💡 Você sabia? Os sovietes (conselhos de trabalhadores) surgiram espontaneamente durante a revolução de 1905 como forma de organização popular, mas se tornaram a base do novo sistema de governo após 1917.
Após a morte de Lenin em 1924, Joseph Stalin emergiu como o novo líder soviético, eliminando sistematicamente seus rivais políticos. Ele transformou radicalmente o país através da coletivização forçada da agricultura e da industrialização acelerada por meio de planos quinquenais com metas ambiciosas, embora isso tenha resultado em fome e sofrimento generalizados.
O regime stalinista caracterizou-se pelo totalitarismo, com culto à personalidade, repressão política brutal e vigilância constante pela polícia secreta (NKVD). Os expurgos políticos eliminaram milhões de pessoas consideradas inimigas do regime, enquanto a propaganda massiva controlava a informação. Apesar disso, Stalin liderou o país durante a Segunda Guerra Mundial, contribuindo decisivamente para a derrota nazista.