Revolução Industrial: Fases e Impactos
A Revolução Industrial foi um período de profundas transformações sociais que substituiu o modo de produção artesanal (manufaturas) pelo sistema fabril com máquinas. A Inglaterra foi a pioneira nesse processo, favorecida pela Revolução Gloriosa que colocou a burguesia no poder e estabeleceu uma monarquia parlamentar focada no capitalismo e no lucro.
O processo teve início com o acúmulo de recursos econômicos e energéticos. Os cercamentos de terras provocaram um grande êxodo rural, criando uma massa de trabalhadores urbanos que formou mão de obra barata para as indústrias nascentes.
A Revolução Industrial pode ser dividida em três fases principais. A Primeira Fase (1760-1860) caracterizou-se pela indústria de algodão, máquinas a vapor, uso intensivo de carvão e ferro. A Segunda Fase (1860-1900) expandiu-se para Europa, EUA e Japão, com avanços no uso de petróleo, energia, aço e alumínio. Já a Terceira Fase (séculos XX e XXI) trouxe o computador, fax, engenharia genética e a globalização.
💡 Você sabia? Os trabalhadores não aceitaram essas mudanças passivamente! Surgiram movimentos como o Ludismo (quebra de máquinas), o Cartismo (luta pela inclusão política dos operários) e as Trade-Unions (primeiros sindicatos), que são a base de muitos direitos trabalhistas que temos hoje.