Pré-História: Do Paleolítico aos Primeiros Impérios
O período Paleolítico (2,5 milhões a 10.000 a.C.) foi marcado pela sobrevivência básica. Nossos ancestrais eram nômades que dependiam da caça, pesca e coleta. Duas conquistas revolucionárias deste período foram a descoberta do fogo e o desenvolvimento da linguagem.
Com o período Neolítico (10.000 a 4.000 a.C.), os humanos começaram a polir pedras para criar ferramentas mais eficientes. O grande marco foi a transição para o sedentarismo, permitindo o desenvolvimento da agricultura e pecuária. Surge então a divisão do trabalho e as primeiras hierarquias sociais.
A Idade dos Metais (4.000 a 3.500 a.C.) trouxe avanços significativos como a metalurgia, cerâmica e tecelagem. O crescimento populacional acelerou e o escambo (troca de mercadorias) tornou-se comum. O trabalho ficou mais especializado e surgiram as primeiras armas metálicas.
⚡ Curiosidade: Os primeiros vestígios da pré-história foram descobertos por arqueólogos através de pinturas rupestres, ossadas e fragmentos de cerâmica. Estes "detetives do passado" montam o quebra-cabeça de nossa história mais remota!
Este período culminou com os Primeiros Impérios no Crescente Fértil (região dos rios Tigre, Nilo e outros), onde surgiram as sociedades urbanizadas. A invenção da escrita marca o fim da Pré-História e o início dos tempos históricos. Desenvolveu-se então o Estado Teocrático com estratificação social, escravidão e modelos hierárquicos de governo.