Do Descobrimento à Independência
Tudo começou em 1500, quando Pedro Álvares Cabral chegou às nossas terras e as reivindicou para Portugal. Entre 1530 e 1549, Portugal enviou expedições que estabeleceram as capitanias hereditárias, grandes áreas de terra dadas a nobres portugueses que se comprometeram a colonizar o Brasil.
Em 1549, Tomé de Sousa fundou Salvador na Bahia, que se tornou a primeira capital do Brasil. Nesse mesmo ano, os jesuítas chegaram com a missão de catequizar os indígenas. No início dos anos 1600, a economia açucareira começou a crescer no Nordeste, tornando-se a principal atividade econômica da colônia.
Entre 1630 e 1654, os holandeses invadiram o Nordeste e fundaram a Nova Holanda, mas foram expulsos graças à resistência dos portugueses e escravizados africanos. Em 1693, a descoberta de ouro em Minas Gerais provocou uma grande corrida do ouro para a região, mudando o foco econômico do país.
Você sabia? Em 1808, a Família Real Portuguesa fugiu para o Brasil para escapar de Napoleão Bonaparte, transformando o Rio de Janeiro na capital do Império Português - único caso de uma colônia que virou sede de um império!
A história dessa época termina com um momento decisivo: em 1822, Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, tornando-se o primeiro imperador e marcando o início de uma nova era para nosso país.