A Grécia Antiga e suas Características
A Grécia se desenvolveu em um solo pouco fértil, o que incentivou os gregos a se dedicarem principalmente ao comércio, complementado pela pecuária, agricultura e artesanato. Sua formação envolveu diversos povos como os cretenses (civilização minoica), eólios, aqueus (civilização micênica), jônios e dórios.
Os gregos eram politeístas e praticavam uma religião cívica baseada em mitos, com deuses e heróis. Realizavam festas religiosas que incluíam cultos, procissões e oferendas aos deuses, conectando fortemente a religião à vida pública.
As principais pólis cidades−estados eram Esparta e Atenas, que tinham organizações bem diferentes. Esparta era conhecida pelo militarismo e governo aristocrático, onde homens dedicavam-se à guerra e assuntos públicos, enquanto as mulheres criavam futuros guerreiros. Já Atenas desenvolveu um governo democrático, embora mulheres, escravos e estrangeiros não participassem das decisões.
Você sabia? As cidades-estados gregas tinham autonomia política, econômica, religiosa e cultural, mesmo estando geograficamente próximas umas das outras!
A sociedade grega era dividida em diferentes classes: cidadãos (com plenos direitos políticos), metecos (estrangeiros residentes) e escravos. Em Esparta, havia também os periecos e hilotas, que formavam as camadas inferiores da sociedade.
A Grécia participou de importantes guerras, como a Guerra de Troia, as Guerras Médicas contra os persas (onde aconteceu a famosa Batalha das Termópilas) e a Guerra do Peloponeso, que opôs Atenas e Esparta.
A cultura grega foi extraordinária, desenvolvendo a filosofia com pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, a literatura com obras como a Ilíada e a Odisseia, e o teatro grego, que até hoje influencia as artes cênicas mundiais.