Organização Social e Consequências do Feudalismo
A sociedade feudal era como uma pirâmide muito rígida. No topo estava a nobreza (incluindo o clero), que detinha poder, privilégios e terras. Logo abaixo vinham os vassalos, principalmente cavaleiros que juravam lealdade aos nobres. E na base, formando a maioria da população, estavam os servos, que trabalhavam incansavelmente nas terras.
O feudalismo deixou marcas profundas na história europeia. Foi responsável pelo fortalecimento da nobreza como classe dominante e pelo desenvolvimento da economia agrária, estabelecendo as bases para a produção de alimentos em larga escala.
Porém, nem tudo eram flores! O sistema feudal criou severas limitações sociais para servos e vassalos, que tinham pouquíssima mobilidade social. Era praticamente impossível mudar de classe! Por outro lado, o feudalismo contribuiu para o desenvolvimento da cavalaria como instituição militar e código de conduta.
Atenção! Embora o feudalismo possa parecer distante, muitas das desigualdades sociais que vemos hoje têm raízes nesse sistema medieval. Entender o feudalismo nos ajuda a compreender melhor o mundo atual!