Escravidão no Brasil
A escravidão começou por volta de 1530, quando os portugueses colonizaram o Brasil e precisavam de mão de obra para trabalhar nas lavouras. Os portugueses capturavam pessoas na África e as traziam em navios em condições terríveis para serem escravizadas aqui.
Os escravizados trabalhavam em diversas áreas como pecuária, lavoura, coleta, pesca e transporte de produtos. Na produção de açúcar, por exemplo, eles faziam de tudo: plantavam a cana, processavam e preparavam o açúcar para exportação.
O fim da escravidão aconteceu oficialmente em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Mas é importante saber que a abolição não foi apenas um presente da realeza - foi resultado principalmente da luta dos próprios escravizados, que se mobilizaram fortemente durante a década de 1880.
Você sabia? A Revolta dos Malês, ocorrida em 1835 em Salvador, foi uma das maiores rebeliões de escravos da história brasileira. Os escravizados não aceitaram passivamente sua condição e muitas vezes se organizaram para lutar por sua liberdade!