Ditadura Militar
Você já imaginou viver num Brasil onde expressar sua opinião poderia te levar para a prisão? Isso aconteceu durante a Ditadura Militar, um regime político que durou de 1964 a 1985, quando membros das Forças Armadas tomaram o controle do país.
Durante esse período, o Brasil experimentou o chamado "milagre econômico", com crescimento acelerado da economia. Porém, esse crescimento tinha um preço alto: os salários dos trabalhadores foram congelados enquanto a repressão política se intensificava.
O golpe de 31 de março de 1964 derrubou o presidente João Goulart (Jango), que havia assumido após a renúncia de Jânio Quadros. Os militares justificaram a tomada de poder como uma forma de "proteger" o Brasil do comunismo, já que estávamos no auge da Guerra Fria.
Você sabia?
Apesar de ser chamada de "Ditadura Militar", muitos historiadores preferem o termo "Ditadura Civil-Militar", pois importantes setores empresariais, como bancos e indústrias, apoiaram ativamente o regime.
As consequências desse período foram devastadoras para muitos brasileiros. A violência extrema contra opositores incluiu prisões arbitrárias, tortura, estupros e assassinatos. A liberdade de expressão foi sufocada pela censura, que controlava rigidamente meios de comunicação, literatura e arte.
Somente em 1985, com a eleição indireta de José Sarney, o Brasil voltou a ter um presidente civil, iniciando o período de redemocratização do país.