Hidrografia: As Águas do Planeta
Todo rio tem uma história para contar, desde seu nascimento até encontrar o mar! A hidrografia estuda as águas da Terra e sua distribuição, tema cada vez mais relevante na "Geopolítica da água". Água no planeta pode estar em oceanos (grandes massas de água salgada), mares (partes menores dos oceanos) ou lagos (massas de água cercadas por terra).
Uma bacia hidrográfica é como uma grande família de rios. Começa na nascente (origem do rio) e inclui todos os afluentes (rios menores que deságuam no principal). O rio tem partes distintas: o alto curso (parte superior, mais inclinada), o médio curso (seção intermediária) e o baixo curso (parte final). A água flui pelo leito até chegar à foz, onde deságua, formando deltas ou estuários.
Atenção! O Brasil possui as maiores bacias hidrográficas do mundo, como a Amazônica, que tem predomínio de rios de planície que nunca secam!
As grandes bacias brasileiras têm características próprias. A Bacia Amazônica é a maior do mundo, com abastecimento misto. A Bacia do Paraná se destaca pelo uso de hidrelétricas, com rios de planalto e planície. Já a Bacia do São Francisco tem abastecimento pluvial (chuvas) e inclui rios perenes e temporários. O regime de abastecimento dos rios pode ser pluvial (chuvas), glacial (derretimento de geleiras) ou misto.