Conceitos Fundamentais e Aplicações
A velocidade nos diz o quanto um objeto se desloca em determinado tempo. Se você anda 100 metros em 20 segundos, sua velocidade é de 5 metros por segundo. É uma medida que usamos todos os dias, como quando olhamos o velocímetro do carro.
Já a aceleração acontece quando a velocidade muda. Quando um carro arranca no sinal verde ou freia ao ver um obstáculo, ele está acelerando (aumentando a velocidade) ou desacelerando (diminuindo a velocidade).
Os gráficos de movimento são ferramentas poderosas para visualizar esses conceitos. No MRU, um gráfico de posição x tempo mostra uma linha reta inclinada, enquanto o gráfico de velocidade x tempo é uma linha horizontal. No MRUA, o gráfico de posição é uma curva, e o de velocidade uma reta inclinada.
O movimento relativo nos mostra que tudo depende do ponto de referência. Quando você está dentro de um ônibus em movimento, em relação aos outros passageiros, você está parado, mas para quem está na calçada, você está se movendo junto com o ônibus.
🚀 Curiosidade: Os mesmos princípios de cinemática que estudamos para objetos na Terra também se aplicam ao movimento dos planetas e estrelas no universo!