Raiva, Sarampo e Outros Vírus
A raiva é causada por um vírus de RNA negativo (Lyssavirus) que ataca o sistema nervoso central. Transmitida pela mordida de animais infectados, é praticamente 100% letal após o aparecimento dos sintomas. A doença causa hidrofobia (medo de água), salivação excessiva e convulsões. A prevenção inclui a vacinação de humanos expostos a riscos e de animais domésticos.
O sarampo, uma doença considerada ressurgente, é causado pelo Morbillivirus. Transmitido por secreções respiratórias, causa febre, manchas avermelhadas pelo corpo e, em casos graves, encefalite. Apesar de existir uma vacina eficaz (a Tríplice Viral), surtos têm ocorrido devido à queda nas taxas de vacinação em diversos países.
Além destes, existem casos intrigantes como o Pandoravirus, um vírus gigante que desafia as classificações tradicionais, e os viroides, que são ainda mais simples que os vírus, consistindo apenas de material genético sem capsídeo e incapazes de codificar proteínas.
A transmissão do Ebola ocorre principalmente pelo contato com fluidos corporais de pessoas ou animais infectados. Morcegos são considerados reservatórios naturais, e a doença pode ser transmitida por alimentos contaminados com fezes desses animais.
Curiosidade científica: Os viroides são os menores agentes infecciosos conhecidos, ainda mais simples que os vírus. Eles consistem apenas de uma pequena molécula de RNA circular sem proteínas e ainda assim conseguem causar doenças em plantas!