Sistema Endócrino e Hormônios
O sistema endócrino é formado por glândulas que produzem hormônios, substâncias que funcionam como sinalizadores químicos no organismo. Esses hormônios atuam ligando-se a receptores específicos para realizar, catalisar, inibir ou estimular diferentes reações no corpo.
As glândulas podem ser classificadas em três tipos: endócrinas (lançam hormônios diretamente na corrente sanguínea), exócrinas (liberam substâncias por ductos em cavidades ou superfícies corporais) e mistas (possuem ambas as funções).
O hipotálamo é um centro de controle que produz hormônios de inibição e liberação que regulam a hipófise. Ele também produz dois hormônios importantes: a ocitocina (que estimula contrações uterinas e a saída do leite materno) e o ADH (que controla a reabsorção de água pelos rins).
A hipófise é conhecida como a "glândula mestra" pois produz vários hormônios reguladores: FSH e LH (reprodução), TSH (tireóide), Prolactina (produção de leite), GH (crescimento) e ACTH (estimula as glândulas suprarrenais).
Você sabia? O pâncreas é uma glândula mista que possui tanto função endócrina quanto exócrina. Ele produz insulina e glucagon para regular a glicose sanguínea, e também enzimas digestivas!
Outras glândulas importantes incluem a tireóide (T3, T4 e calcitonina para metabolismo e níveis de cálcio), paratireóide (paratormônio para aumentar cálcio no sangue), gônadas (testículos produzem testosterona; ovários produzem estrogênio e progesterona) e a glândula pineal (melatonina para regular o sono).