Sistema Excretor Estrutura e Funcionamento
O sistema excretor é composto por rins, ureteres, bexiga e uretra, trabalhando em conjunto para eliminar substâncias que não servem mais ao organismo. Os rins são os órgãos principais, localizados na região lombar e responsáveis pela filtração do sangue, eliminando excretas nitrogenadas, sais, medicamentos e toxinas. No córtex renal encontramos os néfrons, que são as unidades formadoras da urina.
Após a produção de urina nos rins, ela segue pelos ureteres, tubos que a conduzem até a bexiga, onde fica armazenada temporariamente. As paredes da bexiga possuem terminações nervosas que sinalizam quando está cheia. Por fim, a uretra é o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Nos homens, a uretra também tem função reprodutiva, conduzindo o sêmen.
O processo de formação da urina ocorre em etapas importantes a filtração glomerular (extravasamento de substâncias no glomérulo), a reabsorção tubular (onde solutos como glicose e sódio retornam ao sangue), e a secreção tubular (onde substâncias são secretadas para os túbulos). A reabsorção de água ocorre de forma passiva na região posterior do néfron, devido à pressão osmótica aumentada pela absorção dos solutos.
💡 Você sabia? Dois hormônios principais regulam o funcionamento dos rins a aldosterona, produzida pelas glândulas adrenais, que promove a reabsorção de sais e controla a pressão arterial; e o hormônio antidiurético, que reduz o volume de urina em casos de desidratação, aumentando a reabsorção de água nos rins.