Anfíbios e Répteis - Conquistando a Terra
Os anfíbios se dividem em três grupos principais. Os anuros (sapos, rãs e pererecas) passam por metamorfose completa e possuem cromatóforos que dão cor à pele, muitas vezes sinalizando toxicidade. Os urodelos incluem salamandras e tritões, enquanto os ápodos são as cobras-cegas, que apesar do nome, têm olhos rudimentares.
A circulação dos anfíbios é dupla, incompleta e fechada, com excreção feita pelos rins mesonéfricos. A fecundação geralmente é externa, exceto nas salamandras. Sua língua é especializada na captura de alimentos.
Os répteis trouxeram inovações evolutivas importantes: pele queratinizada que evita a desidratação e ovos com casca e anexos embrionários que protegem o embrião. Sua respiração é exclusivamente pulmonar e, embora ainda sejam pecilotérmicos, conseguem viver em ambientes secos.
Os répteis incluem quelônios (tartarugas, cágados e jabutis), protegidos por carapaça; crocodilianos (crocodilos, jacarés), que são semiaquáticos; e escamados (serpentes e lagartos).
🔍 Atenção! O forâmen de Panizza dos répteis é uma abertura que conecta os dois lados do coração, permitindo que esses animais mergulhem por longos períodos sem sufocamento.