Estrutura e Alimentação dos Fungos
Os cogumelos (basidiomicetos) são os fungos mais reconhecíveis, com aquela parte visível que na verdade é apenas o corpo de frutificação. A verdadeira estrutura do fungo está abaixo, no solo ou na madeira. Todos os fungos são formados por hifas (filamentos finos) que, juntas, formam o micélio (parece uma rede ou teia). A reprodução acontece principalmente através de esporos, que são como "sementes" microscópicas.
Os fungos têm três principais formas de obter nutrientes. Os saprófitas são decompositores que se alimentam de matéria orgânica morta, essenciais para reciclar nutrientes na natureza. Os parasitas vivem às custas de outros organismos, causando doenças como micoses em humanos e ferrugem em plantas. Já os mutualistas estabelecem relações de benefício mútuo, como nos liquens fungo+alga.
A importância dos fungos é enorme em diversas áreas! Na ecologia, são fundamentais como decompositores. Na alimentação, as leveduras são essenciais para pães, vinhos e queijos. Na medicina, temos antibióticos como a penicilina. Na agricultura, as micorrizas (associação entre fungos e raízes) ajudam as plantas a absorver mais água e nutrientes.
🔬 Atenção! Nem todo fungo é benéfico! Alguns causam doenças como micoses, candidíase, pé de atleta e várias doenças em plantas que podem destruir colheitas inteiras!