Transporte por Vesículas
E quando a célula precisa transportar substâncias grandes ou em grandes quantidades? Aí entra o transporte por vesículas, que usa energia (ATP) e envolve a formação de "bolsas" membranosas para transportar materiais.
Na endocitose, a célula "engole" substâncias do meio externo. Isso pode ocorrer de duas formas: por fagocitose, quando partículas sólidas grandes (como bactérias) são capturadas - é literalmente o "comer celular"; ou por pinocitose, quando pequenas gotículas líquidas são absorvidas - o "beber celular". É assim que seus glóbulos brancos conseguem engolir bactérias invasoras!
A exocitose é o processo oposto. A célula produz vesículas que contêm substâncias a serem eliminadas ou secretadas. Essas vesículas se fundem com a membrana plasmática, liberando seu conteúdo para fora da célula. Exemplos incluem a liberação de hormônios, enzimas digestivas e neurotransmissores.
Para realizar funções especializadas, a membrana plasmática apresenta adaptações. As microvilosidades são dobras que aumentam a superfície de absorção, como acontece nas células intestinais. Já os desmossomos são estruturas que unem firmemente células vizinhas, como "botões de pressão", importantes em tecidos que sofrem tração, como a pele.
🧠 Aplique o conhecimento: Quando você come, as células do intestino absorvem nutrientes usando tanto transportes passivos e ativos quanto endocitose, dependendo da substância. A digestão é um show de transportes celulares!