Grupos de Plantas e Características Principais
As plantas são seres eucariontes, pluricelulares e autótrofos fotossintetizantes graças à clorofila. Elas se dividem em grandes grupos com características distintas.
As Criptógamas não produzem flores, frutos ou sementes. Existem dois tipos principais: as Briófitas (sem vasos condutores) e as Pteridófitas (com vasos condutores). As briófitas são plantas de pequeno porte, vivem em ambientes úmidos e não têm órgãos verdadeiros. Precisam de água para reprodução e liberam esporos através dos esporângios. Exemplos: musgos, hepáticas e antoceros.
Já as Pteridófitas possuem vasos condutores (xilema e floema) e tecidos de sustentação, o que permite maior tamanho. Também precisam de água para reprodução e são criptógamas. Os soros nas folhas participam da reprodução. Exemplos: samambaias e avenças.
Você sabia? Na reprodução das briófitas, a fase gametófita é predominante, enquanto nas pteridófitas, é a fase esporófita que predomina!
As Gimnospermas já apresentam sementes, porém "nuas" (sem proteção de frutos), possuem vasos condutores mas não produzem frutos. Pinheiros e sequoias são exemplos clássicos.
As Angiospermas são as plantas mais evoluídas, apresentando flores e frutos que protegem suas sementes. A flor é o órgão reprodutivo contendo partes importantes como estames (parte masculina), pistilo (parte feminina), pétalas e sépalas.