Reprodução e Importância das Algas
A reprodução sexuada nas algas unicelulares ocorre pela fusão de indivíduos haploides, formando um zigoto diplóide que posteriormente sofre meiose. Já nas algas multicelulares, ocorre o processo de alternância de gerações, onde esporófitos diploides produzem esporos haploides que se desenvolvem em gametófitos produtores de gametas.
As algas têm enorme importância ecológica como produtores primários nos ecossistemas aquáticos, sendo responsáveis por grande parte da renovação do oxigênio atmosférico. Economicamente, são igualmente valiosas: algas verdes fornecem betacaroteno, algas pardas são usadas na culinária japonesa, e das algas vermelhas se extraem substâncias como o ágar e os carragenanos.
A classificação das algas é baseada em características como pigmentos fotossintetizantes e composição da parede celular. Os principais grupos são: Chlorophyta (algas verdes), Phaeophyta (algas pardas), Rhodophyta (algas vermelhas), Bacillariophyceae (diatomáceas), Euglenophyta (euglenoides) e Dinophyta (dinoflagelados).
🔍 Destaque: As diatomáceas possuem paredes celulares silicosas (frústulas) que se acumulam no fundo do mar ao longo de milhares de anos, formando as "terras de diatomáceas", usadas na construção civil, como polidores de metais e em filtros.