Will e Would
'Will' não serve apenas para formar o futuro! Como modal, você pode usá-lo para expressar desejos ou dar ordens ("Will you please shut the door?"), fazer promessas ("I will call you tomorrow") ou tomar decisões espontâneas ("I will help you with that").
'Would' é a forma passada de 'will', mas também torna seus pedidos muito mais educados. Em vez de dizer "Will you help me?", diga "Would you help me?" e note como soa melhor! Também serve para falar de hábitos no passado ("He would always bring me flowers on Fridays").
Os verbos modais podem ter funções semelhantes, mas com níveis diferentes de formalidade ou intensidade. Por exemplo, para pedir permissão, 'may' é mais formal que 'could', que por sua vez é mais formal que 'can'.
Para expressar possibilidade, você tem uma escala de probabilidade: 'might' (menos provável), 'may', 'could' e 'can' (mais provável). Já para obrigações, 'must' é mais forte que 'ought to', que é mais forte que 'should'.
💡 Nas entrevistas de emprego ou situações formais, substitua 'can' por 'could' ou 'may' para soar mais profissional e educado!