Grandes Civilizações e Impérios da História
Os Babilônios (1894 a.C. a 539 a.C.) desenvolveram sua civilização em torno da cidade de Babilônia. Seu maior legado foi o Código de Hamurabi, o primeiro conjunto de leis oficiais da história. Essa civilização desapareceu após ser conquistada por Alexandre, o Grande.
Os Egípcios (3100 a.C. a 30 a.C.) formaram uma das mais influentes civilizações antes dos gregos e romanos. Nasceram da unificação de comunidades às margens do Rio Nilo e mantiveram uma cultura poderosa por milênios. Acabaram sendo subjugados pelos persas em 525 a.C. e gradualmente se desintegraram.
Os Maias (1500 a.C. a 1400 d.C.) ocupavam a região que hoje vai de Belize até o México e construíram cerca de 15 cidades impressionantes. Curiosamente, desapareceram cerca de 150 anos antes da chegada dos espanhóis, possivelmente devido a uma guerra civil interna.
💡 Você sabia? Enquanto algumas civilizações como a romana duraram mais de 1000 anos, outras como os astecas tiveram um período de dominação relativamente curto, mas ainda assim deixaram marcas profundas na história.
Os Gregos (1200 a.C. a 323 a.C.) não apenas desenvolveram o conceito de democracia, mas também estimularam a filosofia, dramaturgia, artes, ciências, esportes e arquitetura. Sua influência cultural persiste até hoje, mesmo após terem sido dominados por outros impérios.
Os Romanos (753 a.C. a 476 d.C.) absorveram muito da herança grega e desenvolveram o direito, engenharia e as artes. Começaram a declinar a partir do século IV com a ascensão do cristianismo e acabaram sucumbindo às invasões germânicas.
Os Astecas (1250 d.C. a 1521 d.C.) criaram uma civilização poderosa no México, com base na agricultura e serviço militar obrigatório. Foram finalmente derrotados pelos conquistadores espanhóis, encerrando seu domínio na América Central.