Brasil República e Eventos Mundiais do Século XX
A República Velha (1889-1930) foi dominada por poderosas oligarquias e pela política do Café com Leite, em que São Paulo e Minas Gerais se alternavam no poder. Com a Era Vargas (1930-1945), o Brasil passou por modernização econômica e ganhou importantes leis trabalhistas que mudaram as relações de trabalho no país. Após um breve período democrático (1945-1964), vivemos 21 anos sob uma ditadura militar até a redemocratização em 1985.
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) opôs as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) contra os Aliados (EUA, URSS, Reino Unido e França). O conflito terminou com a derrota do Eixo e teve consequências profundas, como a criação da ONU e a divisão do mundo em dois blocos ideológicos.
A Guerra Fria (1947-1991) não envolveu confronto direto entre EUA e URSS, mas gerou conflitos indiretos como as Guerras da Coreia e do Vietnã, além da tensa Crise dos Mísseis em Cuba. O colapso da União Soviética em 1991 encerrou esta disputa ideológica e redefiniu a geopolítica mundial.
Você sabia? O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para lutar na Segunda Guerra Mundial. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) combateu na Itália entre 1944 e 1945.
A globalização aproximou nações através da tecnologia, comércio e comunicações, criando um mundo mais interconectado. Apesar dos avanços econômicos e tecnológicos, trouxe desafios significativos como o aumento da desigualdade, crises ambientais e intensos fluxos migratórios que moldam o mundo contemporâneo.