Timo, Glândula Pineal e Feedback Hormonal
O timo é um órgão linfóide que produz os hormônios timosina e timopoietina. Eles são essenciais para o desenvolvimento do sistema imunológico, pois estimulam a maturação dos linfócitos-T, células de defesa do nosso corpo. O timo é mais ativo durante a infância e adolescência.
A glândula pineal fica acima do diencéfalo, no cérebro, e produz o hormônio melatonina. Este hormônio é inibido pela luz e mais ativo durante a noite, regulando nosso ciclo de sono e vigília (ciclo circadiano). A melatonina também diminui o efeito dos hormônios que estimulam as gônadas.
O sistema endócrino funciona através de mecanismos de feedback ou retroalimentação. Por exemplo, quando a glicose sanguínea está alta, o pâncreas libera insulina, que faz as células absorverem glicose e o fígado armazená-la como glicogênio. Quando a glicose está baixa, o glucagon faz o fígado quebrar o glicogênio em glicose.
O ciclo menstrual é outro exemplo de feedback hormonal. Os hormônios FSH e LH da hipófise estimulam a produção de estrógeno e progesterona pelos ovários, que por sua vez regulam a liberação de FSH e LH, criando o ciclo de aproximadamente 28 dias.
Conexão com seu dia a dia: Já percebeu que fica com mais sono em ambientes escuros? É a sua glândula pineal produzindo mais melatonina quando não há luz!