Áreas e Perímetros
Quando falamos de figuras geométricas, precisamos saber duas coisas importantes: quanto espaço elas ocupam (área) e qual o comprimento total de seus contornos (perímetro). Vamos direto às fórmulas!
Para o quadrado, a área é calculada por A = L × L (lado ao quadrado) e o perímetro é P = 4L (soma dos quatro lados). Já o retângulo tem área A = b × h (base vezes altura) e perímetro P = 2b + 2h (soma de todos os lados).
O triângulo tem área A = (b × h)/2 (metade da base vezes altura) e perímetro P = soma dos três lados. Para o losango, calculamos a área por A = D × d/2 (produto das diagonais dividido por 2) e o perímetro P = 4L (soma dos quatro lados iguais).
⭐ Dica importante: Lembre-se que a fórmula do trapézio A = hB+b/2 representa "a altura multiplicada pela média das bases". Isso facilita muito a memorização!
No caso do paralelogramo, a área é A = b × h (base vezes altura) e o perímetro P = 2b + 2h. O trapézio tem área A = hB+b/2 (altura vezes soma das bases dividido por 2) e perímetro P = B + b + 2L (soma de todos os lados).
Para figuras circulares, o círculo tem área A = πr² (pi vezes raio ao quadrado) e circunferência C = πd (pi vezes diâmetro). Já o pentágono regular tem área A = (p × a)/2 (perímetro vezes apótema dividido por 2) e perímetro P = 5L (cinco vezes o lado).