Razões Trigonométricas em Triângulos Retângulos
Todo triângulo retângulo tem três lados importantes que precisamos saber identificar corretamente. A hipotenusa é sempre o maior lado, ficando oposto ao ângulo de 90°. O cateto oposto é aquele que fica na frente do ângulo que estamos analisando. Já o cateto adjacente é o lado que forma o ângulo que estamos considerando.
As três principais razões trigonométricas são super úteis para resolver problemas. O seno é calculado dividindo o cateto oposto pela hipotenusa. O cosseno é o cateto adjacente dividido pela hipotenusa. A tangente é o cateto oposto dividido pelo cateto adjacente.
Para resolver problemas de trigonometria, siga um método prático: faça um desenho do triângulo, identifique os dados que você já tem, escolha a razão trigonométrica certa para o caso, substitua os valores na fórmula e resolva a equação. Isso torna tudo mais organizado!
💡 Dica valiosa: Quando estiver resolvendo um problema trigonométrico, sempre identifique primeiro qual ângulo está sendo considerado, pois isso determina quais são os catetos oposto e adjacente.
A Lei dos Senos estabelece que em qualquer triângulo (não apenas nos retângulos), a razão entre um lado e o seno do ângulo oposto é sempre constante: a/sen(A) = b/sen(B) = c/sen(C). Para achar um lado desconhecido, multiplique; para encontrar um ângulo, divida.