As Fases da Idade Média
A Idade Média foi tão longa que os historiadores a dividiram em três partes para entendermos melhor!
A Alta Idade Média (séculos V a X) foi um período bem confuso. Depois que Roma caiu, surgiram vários reinos formados por povos que antes eram chamados de "bárbaros", como os Visigodos e Francos. Carlos Magno tentou reunir tudo de novo criando o Império Carolíngio, mas não durou muito. As invasões de vikings e outros povos tornavam difícil manter a paz.
Na Idade Média Central (séculos XI a XIII), a Igreja Católica ficou super poderosa! Foi nessa época que começaram as Cruzadas - guerras para conquistar a Terra Santa (Jerusalém). O sistema feudal estava no auge, e as primeiras universidades começaram a aparecer pela Europa.
Já a Baixa Idade Média (séculos XIV e XV) foi marcada por crises. A Peste Negra matou milhões de pessoas, e o feudalismo começou a enfraquecer porque as cidades e o comércio cresceram muito. No final desse período, já começavam a surgir ideias do Renascimento, anunciando um novo tempo.
Atenção! As Cruzadas (1096-1291) foram expedições militares organizadas pela Igreja para retomar Jerusalém dos muçulmanos, mas acabaram mudando para sempre as relações entre Ocidente e Oriente!